O governo federal lançou campanha de utilidade para ajudar os microempreendedores individuais, mais conhecidos por MEIs, a entregar dentro do prazo a Declaração Anual chamada pela sigla DASN.
Segundo a divulgação oficial, faltam menos de quatro dias para fazer a declaração que pode ser preenchida pela internet e sem a necessidade de intermediação de profissional da área. Entregar a declaração na data certa será importante para o contribuinte porque vai evitar as dolorosas multas, além da perda de direitos dos benefícios de Previdência e Assessoria.
Os MEIs cuja abertura de firma se deu até 31 de dezembro devem declarar, mesmo se não tiverem faturamento, pois a instabilidade do mercado tem tido forte impacto na expectativa de rendimentos: os itens referentes a entrada de capital devem, então, ser grafadas com todos os zeros.
Quem tiver mais dificuldade em enviar pela internet, seja por falta de conhecimento ou equipamento, pode entregar a declaração anual nas prefeituras ou em uma das unidades do Sebrae. Caso prefira fazer através da plataforma do próprio MEI, sem precisar sair de casa, com segurança e em média de três minutos, o microempresário ainda pode contar com a ajuda do suporte especializado.