segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Prefeitos querem recomposição do FPM até dezembro
domingo 21 de junho de 2020 às 17:34h

Prefeitos querem recomposição do FPM até dezembro

NOTÍCIAS


Com previsão de R$ 10,5 bilhões em perdas, municípios brasileiros esperam estender apoio da União para recompor fundo

Principal fonte de receita para cerca de 80% dos municípios baianos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vêm sofrendo perdas significativas decorrentes da retração econômica durante a pandemia do coronavírus. Em abril deste ano, a Medida Provisória (MP) 938 instituiu a recomposição do fundo por quatro meses, todavia as dificuldades financeiras das prefeituras devem se estender para além desse prazo, uma vez que não há vacina e a curva de contaminação do vírus continua ascendente no país. A necessidade da União prorrogar os meses da recomposição até dezembro foi tema de uma reunião virtual realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na última sexta-feira (19).

“Para os estados nordestinos o FPM é uma receita decisiva na execução das políticas públicas, mas não só lá como no Norte, no Sudeste e em outras regiões do Brasil”, destacou o presidente da CNM, Glademir Aroldi, ao abrir a fala para representantes das associações municipalistas de todo o Brasil que participaram do encontro. A convite da CNM, falou também o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) que é autor da proposta que estende essa recomposição. Ele demonstrou preocupação com os rumos do debate na Câmara e alertou a importância da articulação dos prefeitos com seus deputados.

O parlamentar ouviu do diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Caculé, Beto Maradona, que representou o presidente Eures Ribeiro na reunião, o questionamento sobre a falta de compromisso dos representantes brasileiros no Congresso. “Estamos discutindo o pacto federativo há anos e por que não avança? O atual governo se elegeu pregando “mais Brasil, menos Brasília” e não resolvemos essa situação pra que a gente evite ficar discutindo as quedas do FPM o tempo todo”, reforçou Maradona.

Em resposta o deputado Hildo Rocha fez também um alerta aos gestores sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021. “A arrecadação da União tem caído, cairá ano que vem também. Ainda não sabemos quem será o relator da LDO, a renda deve diminuir, já são 28 milhões de desempregados, o imposto de renda deve diminuir e isso será um problema orçamentário. Não temos se quer a formação da comissão da LDO do ano que vem ainda”, afirmou. Além dessa preocupação, a CNM acrescentou a necessidade de pautar o novo Fundeb, o 1% do FPM para setembro e melhorar pontos do PLC 173 de flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Eleições municipais

Com o avanço no debate sobre um possível adiamento das eleições municipais de outubro, a reunião abordou também os encaminhamentos desta pauta. A CNM demonstrou apreensão com o uso de “cartas marcadas” para o debate que está sendo colocado no Congresso Nacional. O presidente Aroldi disse que “possivelmente, votem nesta terça-feira (23), no Senado. Então, é preciso uma pressão muito grande sobre os senadores, que serão os primeiros a votar”.

A principal preocupação da Confederação é que o adiamento seja em 45 ou 60 dias, o que dificultaria o prazo de fechamento das contas dos atuais mandatos e não alteraria as condições do risco de contaminação. A entidade já articula para que uma representação dos municípios seja ouvida e exponha os argumentos científicos, questionando quem será responsabilizado diante da disseminação do vírus e possíveis mortes, em decorrência do pleito. Assim sendo, os prefeitos avaliam que a alternativa de manter inalterada a data das eleições pode ser uma opção diante do impasse.

Veja também

Bolsas da Europa reduzem perdas com futuros de NY no azul, mas ímpeto segue limitado

As bolsas da Europa ensaiam recuperação e reduzem perdas após um abertura negativa, em meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!