O diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Pedro Vieira, participou, na manhã desta última sexta-feira (19), do 2º Painel online do Seminário “Tribunal do Futuro”, ação promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em parceria com Instituto Rui Barbosa. O debate, que teve como tema “Tecnologia, Inteligência Artificial e Tribunais”, foi transmitido pelo canal do TCE-MG no Youtube.
Mediado pelo conselheiro do TCE-MG Cláudio Terrão, o painel teve por objetivo estimular servidores, gestores, representantes da sociedade civil e do terceiro setor para o debate sobre a aplicação de novas ferramentas tecnologias disponíveis no mercado que podem aumentar a produtividade e qualificar ainda mais a atuação dos tribunais de contas. Segundo o conselheiro Cláudio Terrão, o tema, que já vem há muito tempo sendo discutido pelas Cortes de Contas brasileiras para potencialização das suas ações, toma um viés especial no atual cenário onde a tecnologia está sendo utilizada como meio principal de contato social e de trabalho.
Em sua participação, o diretor do TCM, Pedro Vieira, falou sobre Governança de TI nos Tribunais de Contas. Destacou, de início, a necessidade de se garantir alinhamento rápido e contínuo com os objetivos dos tribunais, e ressaltou a importância de se ter técnicas efetivas de gestão de demandas e se certificação de que essas estratégias definem as prioridades da atuação e das ações. Para ele, o ideal é ter um modelo de governança prático, com uma carteira de investimento equilibrada, “que possa auxiliar na tomada de decisões corretas”.
O debate também contou com a participação de Wesley Vaz Silva, secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo do TCU, que falou sobre “O Uso da Inteligência Artificial e da Tecnologia nos Tribunais de Contas”. E do professor Sérgio Amadeu da Silveira, doutor em ciência política e membro do Comitê Cientifico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, que abordou o tema “Desafios e Ética no uso da Inteligência Artificial.
O Seminário ‘Tribunal do Futuro” faz parte do processo de reformulação da estratégia do TCE-MG para o período 2021 – 2026 e tem promovido debates envolvendo temas como governança, atuação em rede, integridade, objetivo de desenvolvimento sustentável – agenda 2030 da ONU, avaliação de políticas públicas e a nova Lei de Introdução do Direito Brasileiro.