Novo recurso permite enviar e receber dinheiro pelo aplicativo – mas também pode ser alvo de golpes.
No início desta semana, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou uma nova ferramenta do WhatsApp que permite o envio de quantias em dinheiro diretamente pelo aplicativo de mensagens.
O WhatsApp Pay, como foi chamado, está sendo testado na Índia desde o início do ano, mas foi lançado oficialmente no Brasil na segunda-feira (15).
O recurso, de acordo com a revista Super, já começou a ser implantado nos dispositivos Android e iOS sem necessidade de nenhuma nova instalação. Basta ficar de olho que, em breve, aparecerá o novo atalho na tela de seu aplicativo.
Veja no vídeo abaixo, publicado pelo WhatsApp, como funcionam as transações:
Para usar o WhatsApp Pay, é necessário ser maior de 18 anos e ter cartão de crédito ou débito do Banco do Brasil, do Nubank ou do Sicredi (únicas instituições bancárias atualmente aceitas pelo serviço). O WhatsApp não cobra nenhuma taxa – mas o banco do usuário pode fazer isso. Caso você esteja utilizando o WhatsApp Business (app voltado para empresas), a história é outra – há uma taxa fixa de 3,99% sobre o valor transferido.
Apesar da ferramenta surgir como um facilitador, muitos brasileiros ficaram receosos quanto à segurança do WhatsApp Pay, afinal, não é raro ouvir por aí sobre golpes envolvendo o aplicativo e clonagem de números.
Mas há algumas precauções oferecidas pelo próprio app e outras que os usuários podem tomar para usufruir da ferramenta sem cair em armadilhas.