sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Ministro do TCU sugere que tribunais de contas consolidem dados sobre Covid-19
sábado 6 de junho de 2020 às 12:13h

Ministro do TCU sugere que tribunais de contas consolidem dados sobre Covid-19

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), disse na noite desta última sexta-feira (5) que pode propor aos tribunais de contas do país a consolidação dos dados sobre infectados, recuperados e mortos por Covid-19, para divulgação diária até as 18h, diante do que chamou de “novas dificuldades para divulgar dados nacionais”.

“Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da Covid-19, as instituições devem ajudar. Cogito propor ao @TCUoficial e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais para divulgação diária até 18h”, escreveu o ministro no Twitter.

Nos últimos três dias, o Ministério da Saúde passou a divulgar os números de mortos e infectados pela Covid-19 por volta das 22h, e não ao redor das 19h como vinha ocorrendo nas últimas semanas. No início da pandemia, na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), essa divulgação era feita por volta das 17h.

O Ministério da Saúde disse em nota hoje que “analisa e consolida os dados, sendo que em alguns casos há necessidade de checagem junto aos gestores locais”.

Entre terça (2) e quinta-feira (4), o número de registros diários de mortes por Covid-19 no Brasil bateu recordes.

O boletim do Ministério da Saúde desta sexta foi divulgado às 21h41. O Ministério da Saúde confirmou 1.005 mortes decorrentes da Covid-19 no país. Foram registrados nas últimas 24 horas um total de 30.830 casos confirmados da doença do novo coronavírus. No total, o Brasil tem 35.026 mortes decorrentes da Covid-19 e 645.771 diagnósticos.

Hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde não informou oficialmente os números totais de casos e mortes relacionadas à doença no país. O site Coronavírus Brasil, criado pela pasta para disponibilizar as estatísticas da Covid-19, exibe a mensagem “portal em manutenção”.

Por volta das 19h desta última sexta, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou a jornalistas em Brasília que a divulgação dos dados por volta das 22h busca “dados consolidados”.

O presidente disse que “não interessa” saber de onde partiu a ordem para a mudança no horário de divulgação. “Olha, não interessa de quem partiu. Acho que é justo sair dez da noite. Sair o dado completamente consolidado”, afirmou.

Bolsonaro também citou reportagens publicadas na imprensa a respeito dos números da pandemia do novo coronavírus no país e disse que, “se ficar pronto” antes, o levantamento pode ser divulgado, mas que “ninguém deve correr” para apresentar os dados a tempo de que estes sejam registrados em jornais de veículos de imprensa.

Veja também

TSE tem 17 novos partidos que tentam oficializar seu registro

Consulta feita pela reportagem de Edu Mota, do Bahia Notícias ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!