O secretário de Saúde de Ibirataia, Alex Calheira, decidiu se afastar do cargo. A decisão ocorre no momento em que o município vem registrando um aumento no número de casos do novo coronavírus.
Segundo o Giro Ipiaú, o anúncio do ex-secretário foi feito na tarde dessa quinta-feira (04), por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, na qual informa o motivo do seu pedido de afastamento. “Sempre nos posicionamos em defesa do cumprimento das normas sanitárias que visam a desaceleração da nossa curva de contaminação do coronavírus. Porém, levando em consideração os acontecimentos da semana onde lideranças políticas e alguns comerciantes formais, informais e alguns religiosos promoveram uma manifestação pedindo a reabertura do comércio, posso até entender, porém, na condição de secretário municipal de saúde e maior autoridade sanitária me vejo na condição de me afastar da função, por não concordar com atitudes como essas”, diz um trecho da nota.
Alex ainda acrescenta: “Ibirataia está vivendo na fase da curva epidemiológica crescente devido ao início da transmissão comunitária, sendo este momento primordial o cumprimento das normas de isolamento social. A saúde pública se com a união de diferentes categorias e intervenções concretas em defesa do povo. Não adianta ir contra a realidade expressa nos números e ameaça real da covid-19”.
Em tempo, o comércio de Ibirataia reabriu na última quarta-feira (3), na modalidade de revezamento e seguindo as determinações sanitárias dos órgãos públicos para o controle da doença.
Na última segunda-feira (1º), a prefeita Ana Cleia recebeu em seu gabinete representantes do comércio local, que pediam a reabertura dos estabelecimentos. Em frente a prefeitura, um grupo de manifestantes também reforçava o pedido pela flexibilização. A gestora chegou a alertar para o aumento expressivo de casos da Covid-19 na região Sul da Bahia, conforme a projeção da curva de contágio para os próximos dias. Segundo ela, a evolução se daria principalmente pelo descumprimento das medidas de distanciamento social. Até essa quinta-feira, o boletim municipal apontava 24 pessoas infectadas pela covid-19.