O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) solicitou ao governador Rui Costa que determine à Secretaria de Segurança Pública que institua um sistema para divulgação via internet de uma relação de equipamentos que tenham sido roubados. Na indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o parlamentar sugere que os titulares das delegacias lancem no referido sistema a relação de objetos furtados dos quais tomaram conhecimento.
Euclides cita como exemplo um caso recente do qual teve conhecimento, em que um ladrão invadiu um escritório e, entre outros equipamentos, levou um teclado eletrônico e dois computadores portáteis. “Lógico que a pretensão é vender sob uma alegação qualquer. Estando esses equipamentos em uma relação pública, torna-se mais fácil localizar o larápio, pois algum pretenso comprador poderá fazer a denúncia para não se comprometer adquirindo um objeto roubado”, explica o legislador. Para ele, a Segurança Pública abrirá, dessa forma, mais um canal objetivando identificar vários ladrões em futuro próximo.
Euclides afirma ainda que a medida não irá gerar custo, a não ser criar uma rotina nas delegacias para que seus titulares enviem periodicamente a relação de objetos furtados. “Essa medida irá ainda permitir que as ações policiais na chamada Feira do Rolo possibilitem a recuperação dos objetos roubados e a identificação dos ladrões e dos chamados receptadores de furtos”, concluiu.