O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PRTB) afirmou em anúncio divulgado nesta última terça-feira (2), que o comércio da cidade não suporta mais os efeitos do período de inatividade, que dura quase 80 dias. O município de Itabuna, localizado no sul da Bahia, vai reabrir o comércio a partir da próxima segunda-feira (8).
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na noite desta terça-feira (1º), Itabuna é o segundo município baiano com mais casos ativos de Covid-19, com 485 registros. No total, a cidade tem 981 casos confirmados. Junto com Ilhéus, Itabuna é a segunda cidade com mais mortes pela doença, com 33 óbitos. Em maio, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou toque de recolher no município.
O prefeito de Itabuna garante que a reabertura do comércio vai ser realizada com base em um plano envolvendo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Secretaria de Saúde e Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. O gestor pediu o apoio da população para os devidos cuidados que podem evitar a transmissão do coronavírus e disse ainda que haverá fiscalização do uso de equipamentos de proteção individual (EPI).