O ex-prefeito de Ilhéus e secretário-geral do Progressistas (Ex-PP) na Bahia, Jabes Ribeiro, declarou que o partido deve mesmo caminhar ao lado do ex-prefeito Capitão Azevedo (PL).
A declaração ocorreu em live realizada com o blogueiro João Matheus, do Políticos do Sul da Bahia na noite de quarta-feira (27), e vai de encontro com as afirmações do vice-governador João Leão e também do deputado e líder da bancada da sigla na Assembleia Legislativa da Bahia Eduardo Salles.
Questionado sobre a possível aliança, Jabes declarou que inicialmente a executiva local lançou o nome do provedor da Santa Casa de Itabuna Eric Júnior como pré-candidato, mas em virtude da desistência, o partido se reuniu para discutir novos nomes e possíveis apoios: “Eric teve que tomar uma decisão difícil, entre defender e preservar a Santa Casa ou se afastar para entrar na disputa eleitoral. Essa foi a questão básica e conversamos muito, onde ele decidiu adiar esse projeto político para continuar à frente da instituição”, disse.
Ele também ressaltou a participação do diretório municipal nas decisões, que hoje é presidido pelo empresário Roberto Minas Aço e possui dois vereadores, Aldenes e Robinho, além de revelar diálogos avançados com Azevedo:
“Ninguém mais nos procurou, no sentido de ter uma conversa objetiva e nisso estabelecemos alguns compromissos para nossa análise, pois temos que saber o que Itabuna quer. As conversas estão bem avançadas e Azevedo tem nos dito claramente que ele retornando à prefeitura, ele retorna com uma nova equipe jovem, que pense a cidade, uma equipe que possa redefinir o futuro de Itabuna e se tudo ocorrer bem, a gente bate o martelo na convenção”, reiterou.
Em relação a uma possível indicação do vice-prefeito na chapa, Jabes afirmou que devido a importância do partido no Estado, o PP reúne condições para contribuir com qualquer projeto: “Isso está na discussão? Sim, mas essa é uma decisão que Azevedo deverá tomar na hora certa”, finalizou.