sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Governador do RJ exonera secretários da Casa Civil e da Fazenda
sexta-feira 29 de maio de 2020 às 07:24h

Governador do RJ exonera secretários da Casa Civil e da Fazenda

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O governador Wilson Witzel exonerou, de uma só vez, o secretário da Casa Civil, André Moura, e o secretário de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho. A publicação saiu em edição extra do Diário Oficial na noite desta quinta-feira (28) e não leva o tradicional “a pedido”, quando o servidor deixa o cargo por vontade própria. Tanto André Moura quanto Luiz Claudio foram surpreendidos com as publicações no Diário Oficial.

Ao jornal O Globo, um interlocutor do núcleo de Witzel explicou as trocas:

— Com relação ao André Moura, havia insatisfação quanto ao trato do secretário junto à Assembleia Legislativa. Como articulador, ele não estava se impondo junto ao presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), para defender o governo — diz. No lugar de Moura, foi nomeado o procurador do estado Raul Teixeira.

Segundo a mesma fonte, Witzel também estava insatisfeito com secretário de Fazenda:

— Já com relação ao Luiz Claudio, o sentimento é de que o trabalho à frente da secretaria poderia ter sido melhor e de que o momento exige um economista como o Guilherme Mercês. Na gestão do Luiz Claudio, foram implementadas poucas medidas para aumento de receita — disse.

Mercês é idealizador e coordenador do Índice Firjan de Gestão Fiscal e ocupava o posto de subsecretário de Lucas Tristão, que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais. Guilherme Mercês terá a missão de contornar a brutal queda de arrecadação durante a  pandemia.

Luiz Claudio, que já foi secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, chegou a participar de uma reunião, nesta quinta-feira (28), no Palácio Guanabara, para tratar do plano de reabertura do comércio.

Nos bastidores, comenta-se que a saída de André Moura representa uma vitória para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, com quem Moura tem divergências. Tristão é um dos mais próximos secretários de Witzel.

— O André Moura não se empenhou para salvar o Tristão da fritura da Alerj meses atrás — avalia um aliado do secretário de Desenvolvimento Econômico.

A reportagem procurou ambos os secretários exonerados, mas ainda não obteve retorno. Também procurou a assessoria de imprensa do governador Wilson Witzel e aguarda um posicionamento oficial do Palácio Guanabara.

Segundo a colunista Berenice Seara, do jornal Extra, os próximos a serem demitidos serão os secretários Leonardo Rodrigues (Ciência e Tecnologia) e Felipe Bornier (Esporte).

Tensão com a Alerj tende a aumentar

Segundo uma fonte próxima a André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa, as modificações no secretariado tendem a aumentar a tensão entre o governo e o parlamento, tendo em vista que o deputado mantinha boa relação com Moura e que Tristão sofre rejeição por parte do petista. Nesta semana, dois pedidos de impeachment de Witzel chegaram à mesa diretora da Casa.

Ex-deputado federal pelo PSC, partido de Witzel, André Moura assumiu a Casa Civil em setembro do ano passado, por indicação do presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo. Ele foi integrante da tropa de choque do ex-presidente de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados e homem de confiança do ex-presidente Michel Temer.

Veja também

Bala perdida atinge condomínio onde mora governador do Rio de Janeiro

Um morador do Condomínio Península, na Barra da Tijuca, relatou em um grupo de WhatsApp …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!