O governador Rui Costa criticou neste domingo (24) o envio de notícia falsa ao ex-ministro Sergio Moro pelo presidente Jair Bolsonaro, envolvendo políticos baianos e a reabertura do Hospital Espanhol para pacientes com coronavírus.
Lamentável um presidente compartilhar e enviar notícia falsa a um ministro da Justiça. Esse fato pode ajudar no inquérito aberto pelo STF e na CPI das #FakeNews do Congresso, que buscam identificar e punir os responsáveis pelo esquema criminoso de divulgar mentiras e calúnias.
— Rui Costa (@costa_rui) May 24, 2020
Mensagem encaminhada em 22 de abril diz que a empresa que assumiu a unidade, “sem licitação”, é do filho do senador Otto Alencar (PSD-BA), o deputado federal Otto Alencar Filho, e que a distribuição de quentinhas no hospital ficaria a cargo da família do senador Angelo Coronel (PSD-BA). Ainda segundo a fake news, o secretário de Saúde da Bahia, Fabio Vilas-Boas, teria dito em reunião que “dinheiro não é problema” para o combate à pandemia.
Em postagem nas redes sociais, Rui repudiou o ato e disse ser “lamentável um presidente compartilhar e enviar notícia falsa a um ministro da Justiça”. O governador ainda sugeriu que o caso pode ser investigado na CPMI das Fake News no Congresso Nacional, presidida por Coronel, um dos alvos da mensagem, e no inquérito do Supremo Tribunal Federal que apura disseminação de notícias falsas.