sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Bruno Concha/Secom
Home / NOTÍCIAS / Força-tarefa da Prefeitura interdita 67 estabelecimentos em Salvador
quinta-feira 21 de maio de 2020 às 16:51h

Força-tarefa da Prefeitura interdita 67 estabelecimentos em Salvador

NOTÍCIAS


No primeiro dia em que as medidas restritivas regionalizadas para o enfrentamento ao coronavírus passaram a valer nos bairros de Lobato, Liberdade e Bonfim, ontem (20), a força-tarefa da Prefeitura realizou 999 vistorias e 67 interdições de estabelecimentos comerciais. A ação é feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.

Na Liberdade, os agentes realizaram 486 vistorias, somando 30 interdições. No Lobato, foram 323 inspeções, totalizando 27 estabelecimentos fechados. Já no Bonfim, a operação resultou em 190 vistorias e 10 interdições. A força-tarefa também teve continuidade em Plataforma, outra região com medidas mais restritivas em vigor. Por lá foram feitas 170 vistorias e sete interdições.

Nessas quatro localidades da capital baiana, o comércio formal e informal deve permanecer fechado até a próxima terça (26), com exceção de supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, cartórios, repartições públicas, clinicas veterinárias, serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia, hemodiálise) e laboratórios de análise clínica.

A determinação municipal ocorre em função da crescente no número de contaminação e casos de Covid-19 nessas regiões e do aumento do fluxo de pessoas nas ruas. A partir desta sexta-feira (22), Cosme de Farias e Brotas serão as próximas localidades da cidade a terem ações mais específicas para intensificação do isolamento social, com prazo inicial de validade por sete dias.

Além de restrições das atividades comerciais, a Prefeitura realiza nos bairros com medidas regionalizadas uma série de iniciativas de proteção à vida, como testes rápidos para detectar pessoas com a Covid-19, distribuição de máscaras, entrega de cestas básicas a ambulantes e feirantes, combate ao mosquito Aedes Aegypti, desinfecção e higienização de ruas e atendimento socioassistenciais por meio do projeto Cras Itinerante.

Balanço

Desde o dia 18 de março até ontem (20), a força-tarefa coordenada pela Sedur para monitorar o cumprimento das medidas de prevenção e controle do coronavírus realizou 24.560 vistorias em toda a cidade. Foram 1.380 estabelecimentos comerciais interditados e 91 cassações de alvará de funcionamento.

As fiscalizações tiveram como alvos, por exemplo, academias, instituições de ensino (faculdades, cursos, escolas, creche), templos religiosos, casas de eventos, cinemas, parques , clube social, shoppings / centros comerciais , call centers, obras , bares e restaurantes, clínicas de estética, salão de beleza e barbearia, supermercados, lojas em comércio de rua, quadras e campos de futebol, barracas de chapa, agências bancárias entre outros locais.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!