Para valorizar o comércio local, a Prefeitura de Lauro de Freitas promove campanha que incentiva a população a fazer compras online. A primeira estratégia de conscientização retratou o Dia das Mães através de cartões virtuais, faixas e vídeo, que levaram a mensagem sobre o valor da vida e a necessidade de se reinventar. A campanha também é uma forma de fortalecer o distanciamento social, em consequência do avanço do novo coronavírus.
O incentivo da compra online potencializa o desenvolvimento econômico de empresários e comerciantes que tiveram suas atividades suspensas ou sofreram restrições de funcionamento, em meio à pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Telefones, redes sociais ou e-mail, são exemplos de canais que possibilitam a realização de compras sem o contato pessoal.
Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Lauro de Freitas (ACELF), estima-se que existam entre dez e 12 mil empresas no município, formadas majoritariamente por microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, que são responsáveis pela maioria dos postos de trabalho e arrecadação tributária.
Com as medidas de combate ao novo coronavírus, especialmente o distanciamento social e o fechamento de serviços não essenciais, a ACELF aposta em que empresas e consumidores modifiquem hábitos de compra antigos e abracem de vez o comércio online. O marketplace, plataforma dinâmica, segura e 100% virtual, é um exemplo de mercado do futuro citado pela Associação.
A Prefeitura Municipal estimula que consumidores pesquisem na internet o comércio local de sua preferência e façam o contato online. Optar por fazer compras não presenciais no comércio local, evita aglomerações e previne o contagio por Covid-19, além de contribuir para o crescimento econômico do município. Uma vantagem para quem vende e melhor para quem compra sem precisar sair de casa e ainda beneficia a sua cidade.