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Foto: Paulo Mocofya/Agência AL-BA
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quinta-feira 14 de maio de 2020 às 10:53h

Assembleia Legislativa da Bahia alia luta contra Covid-19 com assistência aos servidores

DESTAQUE, POLÍTICA


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) permanecerá atuando de forma remota enquanto houver recomendação das autoridades médicas da Bahia, colocando a maioria do pessoal em regime de home office e em regime de rodízio ou plantão apenas aqueles funcionários dos setores onde não exista alternativa. O superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, salienta o momento difícil que os baianos vivem com o isolamento social devido ao coronavírus, mas apoia a orientação do presidente Nelson Leal no sentido de preservar vidas e atuar para conter ao máximo a disseminação da Covid-19.

Todos os setores considerados como não essenciais foram paralisados, exemplificando com segmentos como o Memorial Legislativo, Biblioteca e a Escola do Legislativo que recebem público externo – sem acesso à ALBA enquanto durar a emergência. O superintendente Francisco Raposo garante que os serviços absolutamente essenciais estão acontecendo de forma segura para todas as partes envolvidas, inclusive com a medição da temperatura de todos que necessitarem ingressar na Assembleia durante essa emergência de saúde.

Cuidados

A estratégia impede ainda qualquer aglomeração, obriga o uso de máscaras, e em alguns casos também a utilização de luvas. É vedado o compartilhamento de equipamentos como computadores, telefones, e há ampla disponibilização de álcool em gel nas repartições, corredores, elevadores e banheiros – e nenhum funcionário ficará junto com algum colega no mesmo local.

A Assembleia deixou disponível para seus servidores o pessoal que trabalha nos serviços relacionados com saúde física e mental. De acordo com o superintendente de RH, o Serviço Médico da ALBA, as nutricionistas, assistentes social e psicólogas estão disponíveis para atendimento. O Serviço Médico funciona das 13h às 19h com um médico intensivista, analisando exames, realizando consultas e tirando prováveis dúvidas sobre a Covid-19. A exceção ficou por conta do Serviço Odontológico, desativado para evitar um possível risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Ele explica que no Setor da Nutrição, quatro profissionais estão em revezamento e atendendo através de videochamadas por aplicativo de celular. O contato da profissional disponível está no aplicativo “Portal RH”. Segundo Raposo, as profissionais estão sanando dúvidas, indicando alimentos para aumentar a imunidade e enviando dietas dos pacientes que estiverem com exames clínicos realizados e atuais.

Portal RH

O Departamento de Serviço Social disponibiliza sete psicólogas que atendem em regime de plantão para fazer escutas com pessoas que apresentem sintomas de ansiedade, pânico, medo, tristeza e falta de ânimo. Para atendimento, os funcionários da ALBA também deverão acessar o “Portal RH”, onde se encontram também contracheques, declaração de rendimentos e outros serviços.

“Em tempo de pandemia, muitas mudanças ocorreram na vida de todos, trazendo algumas incertezas e inseguranças, por isso, que disponibilizamos as psicólogas para atender aos funcionários que precisarem”, informou Francisco Raposo. Do mesmo modo, acrescenta ele, através de Daniela Araújo, do Serviço Social, pode-se fazer qualquer movimentação no Planserv, como adesão, inclusão de dependentes e agregados, troca de acomodação e exclusão está sendo feita diretamente no site do plano.

O superintendente também informa que os setores considerados como serviços essenciais, como a Superintendência de Recursos Humanos, Coordenação de Protocolo, Departamento de Serviços Auxiliares, Diretoria de Economia e Finanças, Secretaria Geral da Mesa, Assessoria de Comunicação, Cerimonial, Diretoria de Tecnologia da Informação, Departamento de Contratos e Convênios, Coordenação de Segurança, Coordenação de Serviços Gráficos trabalham observando todas as recomendações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).

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