terça-feira 30 de abril de 2024
Home / CURIOSIDADES / Você sabe o que são direitos políticos? O TSE esclarece
sexta-feira 8 de maio de 2020 às 10:32h

Você sabe o que são direitos políticos? O TSE esclarece

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Um conceito que o cidadão pode pesquisar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o de direitos políticos. Também conhecidos como direitos de cidadania, os direitos políticos podem ser definidos como o conjunto dos direitos atribuídos ao cidadão que lhe permite – por meio do voto, do exercício de cargos públicos ou da utilização de outros instrumentos constitucionais e legais – ter efetiva participação e influência nas atividades de governo.

Segundo o TSE, estar no gozo dos direitos políticos significa estar apto a alistar-se eleitoralmente e habilitar-se a candidaturas para cargos eletivos ou a nomeações para certos cargos públicos não eletivos. Significa, ainda, estar habilitado a participar de pleitos, a votar em eleições, em plebiscitos e em referendos, a apresentar projetos de lei por meio de iniciativa popular e a propor ações populares.

Quem não está no gozo dos direitos políticos não pode se filiar a um partido político nem ser investido em qualquer cargo público, mesmo não eletivo.

Veja também

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas