A despeito de um eventual afastamento de Jair Bolsonaro ainda estar fora do radar do Congresso, segundo a coluna Estadão, nas conversas reservadas em Brasília o “brainstorm” da vez é imaginar como seria um eventual governo de Hamilton Mourão (PRTB), o vice-presidente. De dirigentes partidários a representantes de instituições e analistas, passando por parlamentares, todos dizem conforme a publicação, que sabem ao certo o perfil político do general.
Na campanha eleitoral, ele foi polêmico e parecia, por vezes, mais radical do que Bolsonaro. No governo e na crise, porém, tem sido voz de moderação.
Há preocupação no mundo político quanto a um eventual superpoder dos militares caso Mourão venha a assumir o Planalto. Porém, muitos reconhecem que, neste momento, os representantes das Forças têm se portado de maneira firme na defesa da Constituição e da democracia.
As Forças Armadas e seus integrantes sempre reforçam que não há militares da ativa no governo e que é uma instituição de Estado e não de governo.