A Prefeitura de Ubaitaba, entregou na quarta-feira (22) por meio da Secretaria de Saúde a Base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O SAMU é um atendimento pré-hospitalar que tem como objetivo chegar precocemente à vítima em situação de urgência e emergência no município como na BR.
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. As informações repassadas ajudam o médico a detectar de forma mais rápida as necessidades da vítima e a definir qual recurso deve ser enviado.
As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível.
O serviço tem um modelo de assistência padronizado que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio da ambulância de suporte básico, tripulada por 01 técnico socorrista e 01 condutor socorrista, a equipe é composta ainda por 04 médicos e 04 condutores.
Em caso de emergência ligue: 192