terça-feira 30 de abril de 2024
Foto: JuanJo Martín / EFE
Home / Mundo / MUNDO / Espanha supera a marca de 19 mil mortos pelo covid-19
sexta-feira 17 de abril de 2020 às 12:16h

Espanha supera a marca de 19 mil mortos pelo covid-19

MUNDO, NOTÍCIAS


Mais 585 mortes foram registradas no último dia, mas forma que óbitos estão sendo registrados fez com que país atualizasse critérios de registro

A Espanha divulgou nesta sexta-feira (17) novos números da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no país, com 585 mortes nas últimas 24 horas, chegando a 19.478 vítimas.

Além disso, segundo o Ministério da Saúde local, foram registradas novas 5.252 infecções pelo novo coronavírus, subindo para 188.068 as pessoas que contraíram a doença desde o início da crise.

No entanto, essas diferenças não correspondem se tomarmos como referência os dados desagregados fornecidos pelo Ministério, segundo os quais mais 348 mortes teriam ocorrido, uma discrepância reconhecida em entrevista coletiva pelo diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde, Dr. Fernando Simón.

Simón explicou que o Ministério está solicitando informações mais detalhadas das comunidades autônomas para tentar unificar os critérios de contagem de dados, que até agora eram díspares, dificultando a obtenção de dados reais.

“Temos que ter unidade com as séries de dados” para podermos ver a evolução da pandemia, pois se os dados têm “muitas distorções, é difícil”, explicou.

Ontem, o governo regional da Catalunha incluiu nos seus números de mortes por covid-19 não apenas aqueles que foram confirmados com testes, como indica o Ministério, mas também os que morreram com sintomas, o que distorceu a série.

No entanto, Fernando Simón considerou hoje que basear as definições de casos em sintomas “daria informações muito distorcidas sobre a realidade”.

“Estamos tentando corrigir as séries para que as fontes que estamos utilizando sejam homogêneas”, disse, alertando que nos próximos dias ainda haverá distorções nos dados fornecidos pelo Ministério.

Para tentar resolver esse problema, o Ministério da Saúde publicou hoje uma ordem para todas as Comunidades Autônomas (regiões) fornecerem dados harmonizados sobre casos registrados (apenas aqueles que foram testados), mortes (indicando se tinham sintomas ou não), internações em Unidades de Terapia Intensiva e material remanescente, entre outras escalas.

Veja também

Lula disse que todo mundo precisa ajudar na articulação política, diz Alckmin

Depois de o presidente Lula da Silva (PT) cobrar publicamente maior participação na articulação junto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas