sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Deputado baiano chamado de “macaco” presta queixa na delegacia
domingo 12 de abril de 2020 às 16:19h

Deputado baiano chamado de “macaco” presta queixa na delegacia

NOTÍCIAS


A polêmica da instalação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 20 leitos em Itamaraju, no extremo-sul da Bahia, produz suas vítimas.

Segundo o site Pimenta, o parlamentar é nascido no município e uma das principais vozes do movimento sem-terra e dos negros no estado. Nesta última semana o deputado federal Valmir Assunção (PT) foi chamado de “macaco”, “nariz de taboca”, “ridículo” e “horroroso” em áudio atribuído, conforme a publicação, à comerciante Jaqueline Oliveira.

A comerciante é dos contrários  à instalação de leitos de UTI para vítimas da Covid-19 no Hospital Municipal de Itamaraju, centro de uma polêmica estabelecida entre o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e o prefeito do município, Marcelo Angênica, o Dr. Marcelo. O gestor de Itamaraju é médico e havia acordado a instalação das UTIs no hospital local, porém recuou da decisão depois de ser pressionado por setores da sociedade de Itamaraju e reações nas redes sociais.

Queixa na delegacia

Valmir foi agredido em áudio depois de ter emitido orientações à população sobre o funcionamento da UTI no município. Neste último sábado (11), o parlamentar federal foi à delegacia de Polícia Civil, em Brotas, Salvador, para prestar queixa contra a comerciante. Ele recebeu a solidariedade de secretários estaduais baianos, do governador Rui Costa e de deputados.

Colega de parlamento, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) prestou solidariedade ao deputado por meio do Twitter. “Que a polícia localize a responsável pelas ofensas e tome as devidas providências, pois racismo é crime inafiançável”, disse.

O governador Rui Costa lamentou o ocorrido e disse que a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA) já investiga o crime. Rui se disse indignado com o crime de racismo contra o deputado e lembrou que os insultos dirigidos a Valmir ocorreram, porque o parlamentar defendeu a instalação de leitos de UTI em Itamaraju. “A Covid-19 não escolhe partido, raça e credo”, finalizou.

Veja também

Deputado elogia na AL-BA a luta pelos que preservam a memória de Jorge Amado

O deputado estadual Hilton Coelho (Psol) apresentou moção de aplausos “àquelas/es que lutam pela preservação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!