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quarta-feira 8 de abril de 2020 às 11:05h

Ouvidoria da Câmara Municipal age em prol do combate à pandemia

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“A Ouvidoria não para, e cumpre o seu papel de fortalecer a cidadania”. É assim que a vereadora Aladilce Souza, Ouvidora-Geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), versa sobre o trabalho do órgão, o qual funciona de forma online, em razão da pandemia do coronavírus. Além de servir como canal de denúncias e reclamações, a Ouvidoria também orienta à população com informações relacionadas ao combate ao COVID-19.

“Mesmo com um novo modelo de trabalho, a Ouvidoria continua escutando a sociedade”, destaca Aladilce. “Recebemos demandas em relação aos serviços de transporte, comércio, profissionais de saúde, pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros. Buscamos aproximar a população às instituições públicas, além de consolidar a democracia. O órgão está à disposição de Salvador, e também estamos disseminando informações através da nossa aba, no site oficial da Câmara”, orienta.

Ofícios

Em prol do combate à pandemia, a Ouvidoria vem enviando ofícios para o Prefeito, Governador e suas respectivas secretarias. Entre os documentos, destaca-se o sobre o descumprimento das medidas estipuladas pela prefeitura em Ilha de Maré, já que trabalhadores desembarcaram na Ilha no fim de março para a realização de obras do Projeto Morar Melhor, descumprindo as normas de isolamento domiciliar. Também foi encaminhado um ofício para AGERBA em relação ao quantitativo de ônibus em circulação, pois a população reclamou sobre a demora dos coletivos e superlotação (o que facilita a disseminação do vírus).

A distribuição de cestas básicas para as escolas comunitárias de Salvador foi tema do ofício enviado à SMED, já que as crianças não podem se alimentar nas escolas. A liberação de máscaras e álcool gel para motoboys também foi assunto do documento enviado à Secretaria Municipal de Saúde, pois a categoria está em estado de vulnerabilidade e exposição. Também foi prestada uma denúncia à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, sobre o tratamento recebido pelos trabalhadores do Hospital Eládio Lasserre. Um dos problemas enfrentados é a falta de materiais como as máscaras, onde os profissionais estão usando por 12 horas, quando o recomendado é apenas 2h.

O órgão está no aguardo das respostas desses ofícios. A Ouvidoria segue disponível pelo e-mail ouvidoriacms@cms.ba.gov.br e pelo telefone corporativo (71) 99631-4499 (Whatsapp). Para maiores informações, basta acessar a aba da Ouvidoria no portal oficial da CMS, através do link: https://www.cms.ba.gov.br/ouvidoria/coronavirus.

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