quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Ilhéus vai comprar 2.500 testes rápidos de Covid-19
terça-feira 7 de abril de 2020 às 09:21h

Prefeitura de Ilhéus vai comprar 2.500 testes rápidos de Covid-19

NOTÍCIAS


O secretário municipal de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, informou que a Prefeitura do município vai adquirir 2.500 testes rápidos de detecção do novo coronavírus (Covid-19). A medida, segundo ele, atende à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em ampliar as testagens de pacientes suspeitos.

O secretário ressaltou que os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização do teste são mais rigorosos. O órgão federal de saúde considera aproximadamente 10 sintomas para coleta das amostras, dos quais quatro ou cinco precisam ser cumpridos. Entre eles, febre, tosse, dificuldade para respirar e coriza (nariz entupido).

“Os protocolos do Ministério da Saúde são rígidos e restringem a coleta. Com a aquisição dos testes pelo Município, melhoraremos o serviço, pois adotaremos critérios mais flexíveis. Pretendemos testar o máximo de pessoas, contudo a população precisa entender que nem todos os casos serão submetidos à coleta. Também seguiremos protocolos específicos, porque não há testes para todo mundo”, disse o secretário.

Magela lembrou que há certa dificuldade para a contratação de fornecedores, devido à alta demanda mundial. Porém, a expectativa é que o material chegue na próxima semana. O secretário ressaltou ainda que não adianta Ilhéus fazer a testagem e o controle da doença e os municípios vizinhos não adotarem medidas eficazes para conter o vírus.

“Esperamos que as outras cidades também façam a sua parte, monitorando os casos suspeitos. Senão, de nada adiantará Ilhéus reforçar as ações de prevenção. Neste momento é necessário unir forças para conter essa pandemia”, finalizou.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!