A deputada estadual Neusa Cadore (PT), através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e endereçada ao governador Rui Costa, solicitou que a Secretaria estadual de Saúde (Sesab) adote medidas para otimizar a distribuição de medicamentos especializados e estratégicos de uso contínuo, evitando aglomerações, durante a vigência do Plano Estadual de Contingências para Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19).
Destacando a ‘atuação exemplar’ do Governo do Estado em conter a disseminação do vírus e preparar o sistema de saúde para dar atendimento aos casos, a parlamentar explica que seu pleito pretende contribuir no trabalho que já vem sendo realizado, como as determinações de isolamento social, os fechamentos de escolas, suspensão de eventos e transporte intermunicipal e hidroviário, entre outras.
Neusa Cadore sugere que a distribuição seja feita, de forma descentralizada, pelas unidades básicas de saúde e clínicas nesse período de pandemia e restrição social. “A distribuição centralizada gera a aglomeração de centenas de pessoas atendidas todos os dias, dentre os quais pacientes idosos, imunossupressores, pacientes renais e diabéticos”, justifica a petista.
Ela esclarece que os medicamentos especializados, voltados para garantir o tratamento de doenças crônicas em nível ambulatorial, são distribuídos pelos Centros de Referência de Salvador e pelos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), assim como os medicamentos estratégicos, que são destinados a pacientes com tuberculose, hanseníase, HIV/Aids, entre outras.