Prefeitos voltaram a cobrar do governo federal ações para mitigação da crise do novo coronavírus. Em ofícios encaminhados na segunda-feira (30) a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reiterou pleitos apresentados na videoconferência do dia 22, com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Mandetta.
A suspensão de medidas de contenção social é um dos pontos questionados pela FNP, que solicita resposta urgente ao ofício encaminhado no dia 27. No documento, a entidade fez um recorrido da postura e do comportamento de Bolsonaro que vem, inclusive, desmerecendo o trabalho desenvolvido nas cidades por um período de quarentena.
“O Governo Federal orienta os entes subnacionais a suspender imediatamente as restrições de convívio social? Caso positivo, por meio de qual instrumento oficial?”, questionou a FNP no documento.
No outro ofício, a entidade também cobra uma resposta no que diz respeito à disponibilização de testes e EPI. Segundo os prefeitos, “a proteção máxima e integral dos profissionais de saúde e dos pacientes infectados, que também precisam utilizar equipamento para evitar a disseminação, deve ser contínua”.