O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior,foi eleito o novo presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).
Segundo o Bahia Notícias, a eleição ocorreu nesta última segunda-feira (30), com votação virtual por conta da pandemia do Covid-19 elegeu pela primeira vez um representante da Justiça Eleitoral baiana.
Todos os 27 presidentes de TREs participaram da eleição, não havendo voto nulo ou branco. O desembargador Jatahy obteve 19 votos e o presidente do TRE-SP, desembargador Waldir Campos, ficou com 8 votos. Com o resultado, o gestor do Regional baiano sucede o ex-presidente do TRE de São Paulo, desembargador Cauduro Padin.
“A união dos presidentes dos tribunais eleitorais sempre foi importante mas, na realidade atual dessa terrível pandemia, torna-se imperiosa”, afirmou o novo líder do Coptrel e concluiu: “Assim, conclamo a todos para uma gestão participativa, democrática e respeitosa, visando o bem comum da Justiça Eleitoral, sempre atenta a minimizar as diferenças individuais de cada Regional, em um país de dimensão continental que é o Brasil”.
Além do desembargador Jatahy Júnior na presidência do COPTREL, as eleições desta segunda-feira definiram também o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira (TRERJ) na vice-presidência e o desembargador Glauber Rêgo (TRE-RN) como secretário do Colégio de Presidentes dos Eleitorais do país.