O Projeto Intercambiando Saberes, uma parceria da Prefeitura de Lauro de Freitas através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com o Femmes Dans Le Monde Institute, promove no município da região metropolitana entre o dia 3 a 17 de agosto, atividades de arte e educação, na perspectiva de identificar as formas de violência de gênero e racial, além de tentarem definir estratégias para que a sociedade contorne estas formas ou atitudes de violência.
A abertura do evento será nesta sexta-feira (3) às 9h, no Cine Teatro no centro de Lauro de Freitas.
As atividades serão desenvolvidas nas comunidades dos bairross de Itinga, Vida Nova, Vila Praiana, Portão e Centro, nas escolas, na Reserva Indígena Thá Fene e no quilombo do Quingoma, por meio de rodas de conversa, cursos e aulas.
Dentre as atividades propostas estão aulas interativas de português e francês, atividades de música, artes plásticas e exibição de filmes.
Este intercambio se dará entre a comunidade e um grupo de mulheres vindas de Montreuil, município periférico da região de Paris (França), com essa finalidade. “O objetivo do projeto é colocar em pauta as temáticas no sentindo de conscientizar os educandos e a população, proporcionando a troca de conhecimento com pessoas de outra cultura, com outra perspectiva de atuação através da interlocução artística e cultural”, explicou Terezinha Barros.
Femmes Dans Le Monde
O Femmes Dans Le Monde Institute, que significa “Mulheres do Mundo”, é um instituto que surgiu de um convite de Kátia Cunha a outras artistas plásticas – Guida Cappelo, Lilian Morais, Isabel Góes e Zélia Mendonça – que participaram de um trabalho em Arte Educação na cidade de Montreuil – França, onde viram a possibilidade de compartilhar conhecimentos em arte, educação e cultura.