O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), assinou nesta sexta-feira (20) um decreto para declarar estado de emergência no município, restringindo a circulação de pessoas e determinando o fechamento do comércio local, incluindo shoppings a partir de segunda-feira (23). Somente estão autorizados a funcionar os mercados, estabelecimento de gêneros alimentícios e farmácias, para não prejudicar o abastecimento da população. Ele tomou a decisão após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em Camaçari, nesta sexta.
Elinaldo convocou uma reunião com equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) e definiu estender para o município o Estado de Emergência, decretado pelo governo no estado da Bahia em todo o território. O gestor se reúne neste sábado (21) com as entidades representativas do comércio, Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato Patronal do Comércio de Camaçari e Região (SICOMERCIO) para adotar medidas para reduzir os prejuízos do comércio local.
“O decreto será publicado amanhã (21), como forma de prevenir mais a população e não deixar a doença se propagar. Peço a contribuição das pessoas, que sigam as orientações das autoridades e as novas restrições do decreto. Assim que a situação for normalizando, novas orientações serão dadas, para atuar da melhor forma possível”, destacou Elinaldo.
O boletim Epidemiológico publicado nesta sexta indica 30 casos suspeitos do Covid-19 em Camaçari. Destes, 19 já foram descartados, 10 estão em análise e um já foi confirmado. O paciente testado positivo é uma mulher, de 22 anos, que teve contato com pessoas que estiveram na Itália nas últimas duas semanas. A paciente continuará em isolamento domiciliar e a Sesau continuará adotando todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde.