O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, vereador Maurício Trindade (DEM) realizou, na quinta-feira (19), uma reunião para avaliar e tomar medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. Na atividade, realizada na Sala de Comissões Yolanda Pires, foram discutidas formas de prevenção de contágio entre os infectados e não infectados.
A reunião contou com a participação de representantes da Marinha e Exército do Brasil e outras autorias nas áreas de saúde, imprensa e gestão municipal. O vereador apresentou onze propostas para ações conjuntas contra a Covid-19:
– Evitar a necessidade de acesso de paciente com crises respiratórias às unidades de saúde de forma direta, sem a devida triagem e análise de caso.
– Pacientes com históricos de doenças patológicas ou resfriadas evitar a procura direta nos postos por ter o risco de contaminação ou contaminar outros pacientes.
– Prevenção de superlotação do Sistema Único de Saúde (SUS).
– Instalação de barracas e tendas de hospital de campanha nas áreas internas ou externas para atendimento de paciente com sinais de crises respiratórias.
– Encaminhamento de pacientes caso seja identificado urgência para tratamento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
– Distribuição e entrega de medicamento para pacientes caso sejam diagnosticados com o coronavírus.
– Regulamentação do fluxo de recepção e triagem para pacientes sintomáticos para a doença.
– Estabelecer quais perguntas serão feitas durante a triagem para pacientes sintomáticos.
– Avaliação de histórico de viagem do paciente para exterior, e contato com estrangeiros durante as últimas semanas.
– Distribuição de material de proteção (luvas, máscaras, álcool em gel, etc.) para os agentes de saúdes trabalharem durante a força-tarefa contra o coronavírus.
– Material de trabalho para atendimento: fichas cadastrais, mesas, cadeiras, macas, aparelhos de aferimento de temperatura e outros.