Agentes municipais do setor museal e de outras ramificações da área da Cultura têm a opção de participar de capacitações gratuitas e à distância oferecidas pelos Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Secretaria Especial da Cultura e Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os cursos irão abordar a Documentação de Acervo Museológico , Conservação Preventiva para Acervos Museológicos , Acessibilidade em Museus, Plano Museológico e Para Fazer uma Exposição. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva as qualificações que podem ser feitas em casa durante o período de quarentena.
Os interessados devem confirmar a sua participação, a qualquer momento, por meio da plataforma Saber Museu. Existe ainda a opção de o aluno se inscrever em mais de um curso ao mesmo tempo. Ao final das capacitações, os participantes irão receber certificados de conclusão dos cursos.
Além dessas qualificações, a Secretaria Especial da Cultura e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ofertam, gratuitamente, sete cursos da área da economia criativa voltados à Inovação e Empreendedorismo em Indústrias Criativas, Música na Economia Criativa, Museus e Patrimônio, Desing na Economia Criativa, O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades, O setor de games no Brasil: dicas e desafios para empreendedores e Internacionalização no setor de games.
Esses cursos também são oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD) e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento aqui e há a opção de escolha de mais de uma capacitação ao mesmo tempo. Não existe prazo determinado para conclusão do curso e, assim como os demais, serão disponibilizados certificados.
Ao reconhecer a importância do estímulo à qualificação dos profissionais que trabalham nas prefeituras, no âmbito da gestão pública municipal de cultura, a CNM recomenda que os gestores públicos incentivem os profissionais que atuam no órgão gestor municipal de cultura a participarem dessas iniciativas. Dúvidas? Entre em contato com a área técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6053.