Através de entrevista coletiva pelo Facebook, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), decretou, na tarde desta quinta-feira (19), situação de emergência, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a prefeita, o decreto segue o exemplo do governo do estado e declara emergência de saúde pública, em acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Lauro de Lauro de Freitas contabiliza 33 casos suspeitos do novo coronavírus. Desses, nove foram descartados, 22 aguardam resultado do exame pelo Lacen e dois confirmados.
A prefeitura decidiu suspender atividades comerciais, como shopping centers, centros comerciais, restaurantes, barracas de praia e ambulantes, evitando aglomerações tanto na orla quanto no centro da cidade.
Ainda não é necessário fechar todo e qualquer comércio, disse a prefeita, mas não descarta a possibilidade disso acontecer nos próximos dias. Já as praias ficarão interditadas, com funcionários da prefeitura fazendo a fiscalização e impedindo a circulação das pessoas.