Circula pelas redes sociais uma foto que mostra um pote de álcool em gel com o logotipo da Igreja Universal do Reino de Deus. O texto exibido na imagem diz que o frasco custa um “sacrifício” de R$ 500 e que o pagamento pode ser feito com diferentes tipos de cartão. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado.
Segundo o DCI, a foto analisada pela Lupa é uma montagem. A Igreja Universal do Reino de Deus não está vendendo álcool em gel ungido pelos bispos nos seus templos. O fotógrafo Márcio Silva fez o registro original, que ilustra um texto no portal Amazonas1.
A reportagem, publicada em 29 de fevereiro, informa sobre a eficácia do produto para eliminar o novo coronavírus. O rótulo do frasco teve o conteúdo substituído e as cores ficaram mais vivas na nova versão da imagem. Foi feita também uma reprodução da cena em perspectiva.
Em nota divulgada em seu site, a Universal afirma que os responsáveis pela montagem “só desejam estimular o ódio contra a Igreja Universal do Reino de Deus, seus bispos, pastores e fiéis”. Recentemente, o bispo Edir Macedo, criador da Universal, divulgou um vídeo em que dizia que o novo coronavírus era uma estratégia de Satanás e da mídia para criar pânico na população. Criticado, ele tirou a gravação do ar.