terça-feira 30 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Artista plástico Mário Cravo Jr morre e políticos lamentam perda

Artista plástico Mário Cravo Jr morre e políticos lamentam perda

quarta-feira 1 de agosto de 2018 às 13:50h

O artista plástico Mário Cravo Junior morreu nesta quarta-feira (1°). Aos 95 anos, o pintor, escultor e poeta estava internado desde o dia 17 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Teresa de Lisieux. Na última semana, o artista plástico apresentou uma melhora no quadro renal, mas não resistiu.

Rui Costa lamenta morte de Mário Cravo Jr.

O governador Rui Costa lamentou a morte do artista plástico Mário Cravo Júnior e falou sobre a importância da obra produzida por ele na Bahia.

“Mário Cravo Júnior soube ser local e universal em sua arte única. Escultor, gravador, desenhista e professor, percorreu o mundo, juntou conhecimento e experiências; e voltou à Bahia como professor universitário e diretor de museu, com uma bagagem artística extraordinária. Perdemos um ilustre nome das artes, que se eternizará na memória de todos os baianos. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os familiares e amigos mais próximos e transmitimos nosso profundo sentimento de pesar”, disse o governador.

Biografia

Nascido em 1923, Mário Cravo Jr produziu diversas obras que estão espalhadas por todo o mundo. Em Salvador, sua terra natal, vários pontos tem esculturas do artista, como por exemplo a “Fonte da Rampa do Mercado”, no Comércio, e o Memorial a Clériston Andrade, que fica na Avenida Garibaldi.

Mário Cravo Jr também é o autor das 108 esculturas livres localizadas na galeria aberta ao ar livre no Parque de Pituaçu. Nos últimos anos houve muitas denúncias de abandono do local, que refletiu na má preservação das obras do baiano.

No ano passado, a galeria Paulo Darzé recebeu uma exposição que homenageou os 70 anos de carreira do escultor, chamada “Cravo – Cabeça de Tempo”.

 

Por Ana Mayer e Juliana Almirante

Veja também

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas