Nesta terça e quarta-feira, dias 9 e 10 de abril, a Cidade do Saber recebe a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Este ano, o tema do evento é “Democracia e Saúde – Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”. O evento tem como proposta debater políticas públicas elaboradas e pensadas em conjunto com representantes da sociedade civil organizada e membros das diversas comunidades do município, este último, possibilitado essencialmente durante as pré-conferências realizadas em todas as unidades da Atenção Básica e algumas especializadas.
As conferências são espaços democráticos de construção de políticas públicas, momento em que a população manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. No alcance municipal, essas políticas devem compor o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual (PPA). A 8ª Conferência Municipal de Saúde foi convocada por meio do decreto de nº 7038/2019 de 30 de janeiro, que atende ao chamado da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá nos dias 4 e 7 de agosto deste ano.
São esperados cerca de 500 participantes do município. Desses, 360 são delegados oriundos das pré-conferências, composto por 50% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de trabalhadores do SUS e 25% de gestores do SUS. A iniciativa é uma preparação para as etapas estadual e nacional, previstas para julho e agosto, respectivamente, onde serão apresentadas as propostas aprovadas em plenária pelos delegados durante a fase municipal. A expectativa da gestão é que proposições do município alcancem a etapa nacional.
Durante a etapa municipal, os participantes vão se dividir para debater três eixos temáticos. São eles: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento e gestão do SUS.
Programação
09/4
8h – Credenciamento (Foyer do Teatro)
9h – Cerimônia de abertura
Local: Teatro Cidade do Saber
10h – Leitura do Regimento da Conferência
10h30 – Conferência Magna
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
Local: Salas modulares
13h30 às 17h – Grupos de trabalho
Local: Teatro e salas modulares
10/4
8h às 12h – Grupos de trabalhos
Local: salas modulares
12h às 13h30 –