A Casa Branca anunciou nesta última sexta-feira (15) uma nova estratégia de defesa da candidatura à reeleição de Joe Biden (foto): “80 são os novos 40, você não soube?”, disse a porta-voz do presidente dos EUA, Karine Jean-Pierre, em entrevista coletiva.
O Partido Democrata, de Biden, tenta rebater as acusações da oposição republicana de que a idade do democrata não é um problema e que ele está plenamente capacitado para governar. “Em 2019, ele recebeu as mesmas críticas; em 2020, ele recebeu as mesmas críticas; em 2022 ,ele recebeu as mesmas críticas. E em todas as vezes ele superou os pessimistas”, afirmou a porta-voz.
Com 80 anos —ele nasceu em 20 de novembro de 1942—, Biden já entrou para a história dos EUA como o mandatário mais velho a assumir o cargo nos EUA. Caso vença a eleição de 2024, ele terá 82 anos quando seu hipotético segundo mandato à Presidência começar, em janeiro de 2025 e terminará com quase 87 anos.
Pesquisas recentes têm apontado que a idade de Biden é uma preocupação para os eleitores norte americanos. Um levantamento realizado pela agência de notícias Reuters em parceria com o Instituto Ipsos revelou que as chances de reeleição do presidente estão ameaçadas não apenas por questões econômicas e de segurança, mas também devido às preocupações com sua idade. Mas ele tem mostrado que está plenamente apto para o cargo.