quarta-feira 3 de julho de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / 75% dos municípios baianos perderão em 2020 recursos do ICMS, diz TCE
sexta-feira 20 de dezembro de 2019 às 07:20h

75% dos municípios baianos perderão em 2020 recursos do ICMS, diz TCE

NOTÍCIAS


Segundo o jornal Correio, no total, 314 municípios baianos perderão em 2020 recursos repassados por meio do rateio de 25% do ICMS, aponta auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com levantamento, entre as maiores cidades da Bahia, somente Salvador e Barreiras conseguiram, em comparação com 2019, variação positiva no novo Índice de Participação dos Municípios (IPM), usado para definir a fatia anual que cada um deles terá na arrecadação do imposto.

Índice de Participação dos Municípios

O IPM representa um índice percentual, pertencente a cada município, a ser aplicado em 25% do montante da arrecadação do ICMS. É esse índice que permite ao Estado entregar as quotas-partes dos municípios referentes as receitas do ICMS, conforme está previsto na legislação vigente.

As Transferências Constitucionais, ou seja, parcelas do produto da arrecadação de impostos de competência dos Estados e de transferências por estes recebidas, pertencentes aos municípios por disposição constitucional, são indispensáveis para o equilíbrio das contas das prefeituras.

Ciente da importância assumida pela quota-parte do ICMS distribuída aos municípios na composição de sua receita total, a Secretaria da Fazenda – SEFAZ apresenta este Manual de Orientação do Índice de Participação dos Municípios – IPM/ICMS, no intuito de esclarecer dúvidas, orientar e subsidiar no acompanhamento e controle do cálculo do IPM/ICMS.

Dentro desse contexto, a Secretaria adota uma política de parceria com as Prefeituras Municipais, compartilhando experiências e esforços integradores voltados, principalmente, para os seguintes pontos:

  • Buscar maior apoio do Prefeito, no sentido da conscientização dos seus munícipes, da importância que todos têm no desenvolvimento das atividades de fiscalização e controle da arrecadação do ICMS em seu município, considerando que a elevação da receita dos tributos do Estado significa a elevação da receita do próprio município;

 

  • Adotar ações integradas para a busca de informações econômico-fiscais que irão incrementar o Valor Adicionado – VA, item mais representativo do índice;

 

  • Mostrar um pouco do tema no qual a questão está inserida: descentralização fiscal – distribuição de receita tributária;

Veja também

Quais os possíveis cenários para a França pós-eleição?

Ultradireitista Reunião Nacional caminha para se tornar o maior partido da Assembleia Nacional. O que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!