segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / 75% das cervejarias artesanais da Bahia estão em Lauro de Freitas
sábado 29 de fevereiro de 2020 às 08:09h

75% das cervejarias artesanais da Bahia estão em Lauro de Freitas

DESTAQUE, NEGÓCIOS


A Bahia vem acompanhando o crescimento, entre 20% e 30%, do mercado nacional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cimatec lançou o primeiro MBA do Nordeste em gestão e tecnologia cervejeira para formação, em nível de pós-graduação, de profissionais preparados para o mercado de uma das bebidas mais populares do país.

Segundo o jornal A Tarde, o curso de pós-graduação tem como proposta formar profissionais também para a gestão do negócio, a fim de aproveitar o crescimento do mercado de cervejas produzidas na Bahia.

De acordo com o 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras, a Bahia lidera em número de fabricantes de cerveja, considerando-se os estados fora das regiões Sul e Sudeste.

Os adeptos da cerveja podem ingressar no curso, desde que já tenham cursado nível superior em qualquer área de formação. Os alunos terão laboratórios de microbiologia, ensaios físico-químicos e planta industrial cervejeira, com quatro fermentadores.

Crescimento

As cerca de 20 cervejarias baianas estão localizadas próximo a Salvador, 16 delas em Lauro de Freitas, na região metropolitana. A Bahia vem acompanhando o crescimento, entre 20% e 30%, do mercado nacional.

Os dados são da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), cujo monitoramento do mercado é feito em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Enquanto o volume de bebidas alcoólicas da grande indústria, incluindo vinhos e destilados, apresenta queda de 9,6%, a produção dos pequenos fabricantes artesanais de cerveja teve crescimento de 238%, passando de 55 milhões para 188 milhões de litros.

Veja também

PF cumpre mandato de prisão na prefeitura de Lauro de Freitas por desvios de recursos

Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensão, contra supostos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!