A Bahia vem acompanhando o crescimento, entre 20% e 30%, do mercado nacional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cimatec lançou o primeiro MBA do Nordeste em gestão e tecnologia cervejeira para formação, em nível de pós-graduação, de profissionais preparados para o mercado de uma das bebidas mais populares do país.
Segundo o jornal A Tarde, o curso de pós-graduação tem como proposta formar profissionais também para a gestão do negócio, a fim de aproveitar o crescimento do mercado de cervejas produzidas na Bahia.
De acordo com o 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras, a Bahia lidera em número de fabricantes de cerveja, considerando-se os estados fora das regiões Sul e Sudeste.
Os adeptos da cerveja podem ingressar no curso, desde que já tenham cursado nível superior em qualquer área de formação. Os alunos terão laboratórios de microbiologia, ensaios físico-químicos e planta industrial cervejeira, com quatro fermentadores.
Crescimento
As cerca de 20 cervejarias baianas estão localizadas próximo a Salvador, 16 delas em Lauro de Freitas, na região metropolitana. A Bahia vem acompanhando o crescimento, entre 20% e 30%, do mercado nacional.
Os dados são da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), cujo monitoramento do mercado é feito em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
Enquanto o volume de bebidas alcoólicas da grande indústria, incluindo vinhos e destilados, apresenta queda de 9,6%, a produção dos pequenos fabricantes artesanais de cerveja teve crescimento de 238%, passando de 55 milhões para 188 milhões de litros.