quinta-feira 19 de setembro de 2024
Foto: News Portugal/Europe
Home / DESTAQUE / 62 mil hectares em Portugal queimam desde domingo deixando diversos mortos
terça-feira 17 de setembro de 2024 às 14:10h

62 mil hectares em Portugal queimam desde domingo deixando diversos mortos

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Balanço das vítimas fatais sobe para sete: quatro bombeiros e três civis. Sistema Copernicus diz que mais de 62 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo (15).

Três bombeiros morreram durante combate a um incêndio em Tábua. A informação foi confirmada à Euronews por fonte da Liga dos Bombeiros Portugueses.

O carro onde seguiam terá sido apanhado numa frente de fogo, com um dos bombeiros a ser encontrado carbonizado. As circunstâncias em que o acidente aconteceu estão ainda a ser apuradas. Os bombeiros, um homem e duas mulheres, seguiam no carro para Vila do Mato, na região de Coimbra. Há ainda a reportar outros dois bombeiros feridos sem gravidade.

Desta forma, o balanço atual de vítimas mortais sobe para sete: quatro bombeiros e três civis.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu, se dizendo “profundamente consternado com o acidente com uma viatura de bombeiros, causando o falecimento de três bombeiros”. Em comunidado, Luís Montenegro também enviou condolências às famílias dos bombeiros.”Expresso as mais sentidas condolências às Famílias e à corporação destes três heróis que deram a vida pela defesa de Portugal e dos Portugueses. A maior homenagem que lhes podemos prestar é continuar a lutar, como eles fizeram”, é possível ler na nota enviada às redações.

No mais recente balanço da Proteção Civil, realizado pelas 13:00, o comandante André Fernandes confirmou desde a meia-noite até às 12:30 desta terça-feira registadas 105 ocorrências, 48 diurnas e 57 noturnas.

Por esta altura estão 65 incêndios em curso e território nacional, com maior incidência norte e centro. Destes, 24 são ocorrências significativas estão a ser acompanhadas em permanência.

“A situação continua muito complexa em particular na região norte”, afirmou André Fernandes, comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil

Entre os incêndios em curso e as equipas destacadas para monitorização dos fogos em fase de rescaldo estão empenhados 5321 operacionais no terreno e 24 meios aéreos.

Mais de 62 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

A área ardida em Portugal continental desde domingo já ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que na região norte e centro, atingida pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 47.376 hectares.

As zonas mais afetadas localizam-se na Região de Aveiro, Tâmega e Sousa e Viseu Dão Lafões, que totalizam 47.376 hectares de área ardida, 75% da área ardida em todo o território nacional.

De acordo com o sistema Copernicus, que recorre a imagens de satélite com resolução espacial a 20 metros e 250 metros, a contabilização do total de área ardida desde domingo chega aos 62.646 hectares.

“Proximidade e rapidez” para ajudar populações afetadas

O ministro adjunto e da Coesão Territorial reúne-se esta terça-feira com os autarcas de Aveiro, devido aos incêndios que afetam a região.

“O princípio tem de ser proximidade e rapidez como método para fazer com que as pessoas lesadas sintam que alguém está a olhar por elas” explicou aos jornalistas à chegada ao encontro. “O Governo tem de estar aliado aos autarcas para nos coordenarmos”, afirmou.

Manuel Castro Almeida não descarta a possibilidade de se reunir com outros autarcas de outras áreas afetadas. Questionado sobre o tempo que passará em Aveiro, o distrito mais afetado pelos fogos nesta atura, o ministro afirmou “ter mala feita para três dias”.

Incêndios: Von der Leyen quer discussão sobre reparações e adaptação

A presidente da Comissão Europeia defendeu que é preciso financiar a “necessidade crescente de adaptação e reparação” face a fenómenos meteorológicos adversos. Ursula von der Leyen falava a propósito dos incêndios em Portugal e também das cheias que atingiram vários países da Europa Central.

“É uma questão cada vez mais importante e é uma coisa que nós, enquanto europeus, precisamos de perceber: como é que podemos financiar a necessidade crescente de adaptação e reparação que vai ser necessária nos próximos anos”, face a fenómenos meteorológicos adversos, admitiu.

Depois do pedido de ajuda português ao abrigo do mecanismo europeu de Proteção Civil, a presidente da Comissão Europeia reconheceu que os Estados-membros estão a “apoiar tanto quando é possível neste momento de crise”.

Sobre os oito aviões enviados pela União Europeia, de acordo com o último balanço da Proteção Civil, os meios espanhóis enviados estão já a atuar desde as 9:00 desta terça-feira. Os meios franceses já aterraram em território luso, podemo começar a operar ainda durante a tarde. Os meios italianos deverão chegar durante a tarde.

Quanto à Gréca, a situação é um pouco mais complexa. Os aviões ainda não conseguiram realizar a viagem devido às condições meteorológicas.

Veja também

TCM da Bahia investiga prefeito por gasto de R$ 19 milhões em gasolina

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) deve investigar segundo o portal bahia.ba. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!