Orvino Coelho de Ávila revela que não esperava uma carreira tão longeva na vida pública e diz não pensar na aposentadoria
Prefeito reeleito de São José (SC), Orvino Coelho de Ávila (PSD) ostenta uma marca rara na política: ele nunca perdeu uma eleição em quase meio século de vida pública. Antes de chegar à prefeitura pela primeira vez, em 2020, foram conforme reportagem do O Globo, dez vitórias consecutivas em disputas para vereador, somando 44 anos na Câmara Municipal da cidade catarinense, oito deles como presidente do Legislativo
Orvino completou 70 anos durante a campanha, em agosto. A estreia na política aconteceu em 1976, aos 21, quando ele se elegeu vereador pelo MDB, que fazia oposição à ditadura militar à época. A cidade na Grande Florianópolis possuía menos de 80 mil habitantes nesses tempos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/a/Z/0JfufRSgeYeTzhLNb6CQ/whatsapp-image-2024-10-08-at-15.29.55.jpeg?resize=660%2C459&ssl=1)
Quase cinco décadas depois, o político catarinense foi reeleito prefeito da mesma São José, que hoje beira os 300 mil habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa de Santa Catarina. Orvino diz que não esperava uma carreira tão longeva, mas tampouco pensa na aposentadoria.
— Nosso foco é sempre no próximo mandato, em dar o máximo para ajudar a população e o município a crescer. Eu vi a transformação dessa cidade desde que aqui cheguei, com 15 anos. O que tiver para acontecer depois eu deixo nas mãos de Deus — aponta o prefeito.
Se não tivesse trocado a Câmara local pelo Executivo, Orvino poderia igualar o recorde de outro parlamentar catarinense, da cidade vizinha de Palhoça. Nirdo Artur Luz, o Pitanta (PL), eleito 12 vezes seguidas no município, é apontado pela União de Vereadores do Brasil como o mais longevo do país.