Segundo pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada nesta última terça-feira (18), para quem assistiu o debate dos presidenciáveis na Band, no último domingo (16), 42% avaliaram que Bolsonaro foi melhor, 41% disseram que foi Lula, 10% nenhum e 7% não responderam.
Na pesquisa espontânea, Lula pontua 46% (na anterior tinha 47%) contra 42% de Bolsonaro (mesmo porcentual da semana passada), brancos e nulos somam 7% (eram 6% na semana passada) e não respondeu 5% (mesmo porcentual da pesquisa do dia 11 de outubro). Na estimulada, o petista tem 49% (na anterior tinha 50%) e o atual mandatário 43% (mesmo patamar da pesquisa anterior), brancos e nulos somam 6% (eram 4%) e não respondeu 2 % (mesmo porcentual da semana passada).
A pesquisa Ipespe ouviu 1.100 eleitores de todo o País, de 17 a 18 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O registro no TSE é o BR – 06307/2022. O levantamento foi contratado pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Eleitorais (Abrapel).
Atraso. O atraso na divulgação da pesquisa, prevista inicialmente para o meio-dia, depois para 15 hs e foi divulgada apenas às 17h, gerou uma série de posts nas redes sociais com números fakes de intenção de voto em Lula e em Bolsonaro. Tanto que a própria Abrapel soltou um comunicado dizendo que a pesquisa ainda não tinha sido divulgada e os números que estavam circulando não eram da pesquisa.