Ao menos 40 voos da empresa aérea Avianca que chegariam ou partiriam de Salvador, nesta segunda-feira (29), foram cancelados. Por conta da situação, diversos passageiros reclamaram da falta de informação por parte da empresa.
A situação acontece porque, desde 22 de abril, a companhia, em recuperação judicial, começa a devolver 18 dos 25 aviões que ainda operava. Uma lista dos voos cancelados, atualizada diariamente, está disponível no site da Avianca Brasil.
Por volta das 7h50, uma das passageiras informou que esperava o voo desde a madruga desta segunda, mas não recebeu nenhum retorno da Avianca.
“Não temos auxilio nenhum. Falaram para gente comprar a passagem em outra empresa, porque eles não têm previsão de quando vamos sair daqui. É um absurdo. A gente comprou passagem e agora vou pagar quanto? Mil e oitocentos reais uma passagem. Você não tem assistência deles”.
O cancelamento de voos começou em 13 de abril e tem ocorrido diariamente desde então. Conforme a companhia, os passageiros estão sendo avisados com antecedência, mas eles não confirmam a situação.
“ [Meu voo] Era para São Paulo, para aeroporto de Congonhas, às 4h50 da manhã. Não deram previsão nenhuma. Eu consultei o status do voo e estava tudo ok, não apareceu na lista de voo cancelado, mas quando cheguei aqui, a surpresa desagradável. Até agora nada”, contou um dos passageiros que tiveram o voo cancelado.
Em recuperação judicial desde dezembro, a companhia foi obrigada a fazer a devolução das aeronaves aos donos (chamados de “lessores”) por falta de pagamento, após sucessivas decisões da Justiça. As devoluções foram mediadas pela Anac.