terça-feira 21 de janeiro de 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Brenno Carvalho/O Globo
Home / DESTAQUE / 39% dos brasileiros tendem a ver Bolsonaro como um ‘perseguido’, diz Datafolha
quinta-feira 19 de dezembro de 2024 às 07:57h

39% dos brasileiros tendem a ver Bolsonaro como um ‘perseguido’, diz Datafolha

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Pesquisa Datafolha divulgada nesta última quarta-feira (18) revela que 52%  brasileiros crê que Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado para se manter no poder.

De acordo com a pesquisa, 39% que não acreditam, e 7% que dizem não saber. O levantamento foi realizado com 2.002 eleitores, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação com o levantamento anterior, feito em março, a crença na intenção de Bolsonaro oscilou negativamente e dentro da margem de erro (55%). Já o percentual daqueles que acreditam na inocência do ex-presidente não mudou (39%).

Em novembro, a Polícia Federal entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito que investigava a tentativa de golpe de Estado em 2022. Bolsonaro e outras 36 pessoas foram indiciadas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. No documento, o ministro Alexandre de Moraes destaca que os indiciados atuavam como um grupo criminoso para “desacreditar o processo eleitoral, planejar e executar o golpe de Estado e abolir o Estado Democrático de Direito”.

A opinião apurada acompanha, em média, o desenho socioeconômico da aprovação do governo Lula. Segundo o instituto, os menos instruídos (59%), menor renda (60%) e nordestinos (64%) acham que Bolsonaro tentou dar um golpe. Já aqueles com curso superior (47%), maior renda (59%), moradores da Região Sul (50%) e evangélicos (52%) avaliam que o ex-presidente não está envolvido na trama golpista.

Veja também

Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas

Após retomar os trabalhos em fevereiro o Congresso Nacional vai precisar se debruçar sobre 55 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!