quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / ELEIÇÕES 2024 / 38 pessoas foram presas por suspeita de boca de urna em Niterói, informa Justiça Eleitoral
domingo 27 de outubro de 2024 às 13:50h

38 pessoas foram presas por suspeita de boca de urna em Niterói, informa Justiça Eleitoral

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, até o momento já houve sete ocorrências de crimes eleitorais, durante a votação que vai eleger o novo prefeito de Niterói, na Região Metropolitana do estado. Ao todo, confome reportagem de Felipe Gelani, do O Globo, 38 pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar à delegacia da Polícia Federal na cidade, a maioria por suspeita de boca de urna. Houve cinco substituições de urnas eletrônicas até o momento: quatro em Niterói e uma em Petrópolis, a outra cidade do estado que escolhe seu novo prefeito neste segundo turno.

A ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE, e o desembargador Henrique Figueira, presidente do TRE-RJ, recomendam que os eleitores que ainda não votaram procurem seus locais de votação o quanto antes, aproveitando o tempo firme.

Balanço da Polícia Federal

Em boletim divulgado pela Polícia Federal às 12h, foram registradas 11 ocorrências neste segundo turno em todo o Brasil, duas no estado do Rio de Janeiro. Os principais crimes apurados foram de propaganda irregular e corrupção eleitoral. Foram apreendidos R$ 93,6 mil em bens, sendo R$ 1,1 mil dinheiro em espécie.

Segundo turno em Niterói

Com histórico de ser uma cidade governada por prefeitos ideologicamente ligados à esquerda, Niterói vai às urnas hoje pela primeira vez com um candidato de direita chegando ao segundo turno de forma expressiva. Desde o processo de redemocratização, no fim dos anos 1980, a cidade foi administrada apenas por chefes do Executivo do PT e do PDT — partido que leva mais uma vez Rodrigo Neves (PDT) a disputar o cargo, já ocupado por ele de 2013 a 2020. O estreante Carlos Jordy (PL), aliado do bolsonarismo, saiu do primeiro turno com cerca de 36% dos votos. Ao longo desta campanha, marcada pela polarização, os candidatos mostraram o tom de suas respectivas escolas políticas.

Os dois lideraram o pleito no primeiro turno, que teve a deputada federal Talíria Petrone (PSOL) como a terceira colocada e Bruno Lessa (Podemos) na quarta posição. Rodrigo recebeu 48,47% dos votos, enquanto Jordy obteve 35,59%. Na sequência, apareceram Talíria, com 12,65%; e Lessa, com 3,14%.

Logo após a confirmação do segundo turno na cidade, a deputada federal decidiu apoiar Rodrigo, destacando que, neste momento, estaria “ao lado da democracia”. Dias depois, Lessa declarou apoio a Jordy, citando problemas como o inchaço da máquina pública e a falta de vagas em creches para justificar seu posicionamento.

Transporte gratuito

A Prefeitura de Niterói preparou uma operação, envolvendo vários órgãos, para garantir a segurança e a tranquilidade dos eleitores que precisarem se deslocar pela cidade neste domingo. O plano inclui transporte gratuito nos ônibus municipais, agentes de trânsito e reboques nas ruas e um plano especial de limpeza elaborado pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) determinou que os consórcios que operam os ônibus em Niterói trabalhem com a frota máxima no domingo.

No trânsito, a prefeitura vai colocar 30 operadores da Nittrans que estarão em todas as regiões da cidade, especialmente em locais de grande concentração de pedestres e veículos, para garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito. Dez viaturas e dois reboques serão utilizados na operação.

Área de lazer

No domingo, excepcionalmente, a orla da Boa Viagem não será interditada para lazer, mantendo-se aberta ao tráfego de veículos, para garantir a mobilidade dos eleitores em seus deslocamentos aos locais de votação.

Interdições

Por solicitação da 199ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, haverá interdição total do fluxo de veículos na Rua Visconde de Sepetiba, no trecho entre a Rua Coronel Gomes Machado e a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, e na Rua Coronel Gomes Machado, entre a Rua Visconde de Sepetiba e a Rua Professor Valdemir Alves Machado, até as 21h do domingo (27). Além disso, haverá interdição total do fluxo de veículos na Alameda Sub Avelino, entre a Avenida Jansen de Melo e a Rua Presidente Castelo Branco, no Centro, região da 144ª Zona Eleitoral, também até as 21h deste domingo.

Limpeza

A Clin, companhia responsável pela limpeza urbana, anunciou um plano especial que incluirá um aumento no número de garis na cidade, que atuarão em dois turnos. No período da manhã, a partir das 7h, uma equipe de garis de todos os distritos estará mobilizada, apoiada por caminhões basculantes e caminhões compactadores.

A partir das 16h, mais de 300 garis estarão em ação, com foco nos pontos próximos aos locais de votação. Para essa etapa, a Clin contará com um maquinário especial: caminhões satélites, caminhões basculantes, compactadores e varredeiras. A companhia espera que todo o resíduo gerado durante o dia das eleições seja removido até o final do domingo.

Veja também

PF deflagra operação contra garimpo ilegal na Bahia

A Polícia Federal, em atuação conjunta com o ICMBio e a CIPE-Caatinga (PM/BA), realizou, nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!