O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia participou, nesta segunda-feira (24/10), de reunião com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) para debater as estratégias para o 2º turno das Eleições Gerais, que acontece neste domingo (30). O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, dialogou com o secretário de Segurança, Ricardo Mandarino, sobre a possibilidade de reforço policial de modo a garantir ainda mais tranquilidade durante o dia de votação.
O gestor do TRE-BA afirmou que o êxito do pleito, em 2 de outubro, foi resultado da parceria com a Segurança Pública do Estado. “Agradeço a dedicação no 1º turno, com a disponibilização de todo o efetivo das polícias para que as votações transcorressem com tranquilidade e peço que esse cuidado seja intensificado no 2º turno, para que os eleitores possam votar em paz e com respeito às diferenças, o que sintetiza o conceito de democracia”, afirmou.
O titular da SSP-BA, Ricardo Mandarino, afirmou o reforço no apoio ao TRE-BA para o 2º turno. “É nosso dever apoiar a Justiça Eleitoral. Estamos atentos com estratégias preventivas para que as eleições ocorram em clima de normalidade e o resultado, seja ele qual for, possa ser reconhecido e respeitado”.
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, também assegurou que a colaboração para a segurança do pleito será intensificada. “O apoio ao TRE-BA será pleno. Neste momento, todas as forças, representantes das mais diversas instituições, estão mobilizadas pela garantia de, novamente, termos um pleito com tranquilidade”.
Também participaram da reunião o subsecretário da SSP/BA, Hélio Jorge Paixão; o procurador Regional Eleitoral substituto; Cláudio Gusmão, que representou o procurador Regional Eleitoral, Fernando Túlio da Silva; o chefe da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, delegado Leandro Almada; a delegada geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito; e o delegado Jorge Figueiredo Júnior, da Assessoria Executiva de Operações da Polícia Judiciária da Bahia.