Com inflação alta e taxa de juros cada vez mais pesada, os brasileiros têm encontrado dificuldade em manter as contas em dia. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que um a cada quatro brasileiros não consegue pagar todos os boletos que chegam no mês.
O levantamento mostra ainda que 44% das pessoas até conseguem quitar todos os débitos. No entanto, após realizar todos os pagamentos, não sobra dinheiro para mais nada. Esses são os cidadãos que estão entre os 7 a cada 10 brasileiros que não conseguem guardar dinheiro.
Apesar de seis a cada dez brasileiros dizem ter reduzido as despesas com lazer, ainda não não sobra dinheiro. E 58% deixaram de comprar itens de uso pessoal, como sapato, roupas e acessórios.
Outras despesas importantes, como as de saúde, também foram prejudicadas. No levantamento, 25% disseram ter reduzido ou deixado de comprar remédios, enquanto 19% deixaram de pagar o plano de saúde.
Para tentar equilibrar as contas, 16% dos entrevistados chegaram a vender bens e 14% deixaram de pagar ou atrasaram o pagamento do aluguel ou da prestação do lugar em que vive. Para coletar os dados, foram entrevistados 2.008 cidadãos em todo o país entre os dias 23 e 26 de julho.
Ainda há uma esperança de recuperação financeira. Das pessoas que foram ouvidas, 56% acreditam que, até dezembro, estarão com uma situação econômica mais confortável.