A atenção primária à saúde de Salvador foi ampliada na manhã desta quarta-feira (9). O prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) inauguraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá, em evento que contou ainda com as presenças dos secretários municipal e estadual da área, Leo Prates e Fábio Vilas-Boas, respectivamente.
O equipamento foi construído pelo governo do Estado na Rua Elísio Mesquita, próximo à Escola Municipal Professora Alexandrina dos Santos Pita, e será gerido pela Prefeitura. O investimento feito em equipamentos, desapropriação do terreno e construção da unidade foi de R$ 4,4 milhões.
Essa é a 15ª UBS entregue em menos de seis meses na cidade e a 6ª em parceria com o governo estadual. A unidade é importante porque nela são prestados atendimentos primários e preventivos, evitando que a população assistida desenvolva problemas crônicos de saúde no futuro.
“A partir de agora, a população vai ter a oportunidade de ser atendida em mais essa unidade no bairro. Esperamos que 500 atendimentos por dia sejam realizados aqui. Sem dúvida alguma, o ano de 2020 está marcado como o ano de maior expansão na atenção básica de saúde”, afirmou ACM Neto.
Cobertura
Ele lembrou que, em janeiro de 2013, o distrito sanitário de Pirajá tinha uma cobertura de apenas 13,8%, abaixo da média da capital (18%), que era uma das piores do Brasil. Com os esforços realizados desde 2013, a capital baiana saltou para uma cobertura de 56,5% e o distrito sanitário de Pirajá para 78,1%.
“Essa é a verdadeira revolução que está acontecendo na saúde pública do município. Os números confirmam isso. Expandir a atenção primária é o único caminho que nós temos para trabalhar com a prevenção e acompanhamento das famílias, oferecendo a médio e em longo prazo um serviço de saúde de muito mais qualidade e mais organizado para a nossa população”, ressaltou ACM Neto.
Apoio
O governador Rui Costa ressaltou a importância de apoiar os municípios da região metropolitana. “Essa é a sexta UBS que nós estamos entregando aqui em Salvador. Portanto, isso aqui faz parte de um planejamento que nós temos para reforçar a atenção básica na região metropolitana. Estamos cumprindo a missão de apoiar os municípios para que tenhamos na atenção básica a prevenção necessária na saúde pública”.
Atendimento
A partir de amanhã (10), a USB de Pirajá começa a ofertar atendimento médico, de enfermagem e odontológico à comunidade, abrangendo do recém-nascido ao idoso. O posto tem capacidade para atender, em média, 460 pessoas por dia e conta com três equipes de saúde da família e outras três de saúde bucal. Os profissionais vão trabalhar em regime 40 horas semanais.
A população da localidade conta, com a nova unidade, com serviços das áreas prioritárias por meio de programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.
Isso sem falar nos serviços complementares, entre eles curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados, dispensação de medicamentos, confecção do cartão SUS (2ª via), acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família e acolhimento com classificação de risco.