sexta-feira 22 de novembro de 2024
Total Flex – Foto: Divulgação/Volkswagen
Home / NOTÍCIAS / 20 anos do carro flex: VW vendeu 8 milhões de unidades com a tecnologia
segunda-feira 3 de abril de 2023 às 11:17h

20 anos do carro flex: VW vendeu 8 milhões de unidades com a tecnologia

NOTÍCIAS


Muitos carros podem ser abastecidos com gasolina ou etanol. Isso concede uma liberdade ao consumidor para poupar o bolso com a melhor opção.

O fato segundo reportagem da revista Motor Show, é que a tecnologia flex completou 20 anos. Vale lembrar que ela foi inteiramente desenvolvida no Brasil e é apontada internacionalmente como exemplo de contribuição da indústria automobilística à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Em março de 2003, a Volkswagen exibiu o Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

No entanto, a investigação da possibilidade de usar misturas de etanol e gasolina iniciou muitos anos antes, lá em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital.

Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou 8 milhões de veículos flexíveis – março de 2003 a fevereiro de 2023.

Segundo a VW, a decisão de implementar a tecnologia foi suportada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores, desenvolvida ao longo da década de 1990.

De lá para cá, a marca alemã lançou também a primeira versão de um carro flex sem o “tanquinho” no “Polo eFlex”, em 2009. Com isso, as rotinas de software ficaram mais sofisticadas, identificando de forma mais segura o combustível e adaptando rapidamente o motor.

“Apesar destes avanços, eu creio que a maior mudança nestes 20 anos foi o propósito do flex. Assim como o etanol na década de 1980, o flex foi uma resposta a uma demanda econômica. Agora ele se tornou uma alternativa muito interessante para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em países com potencial para produzir esse combustível de forma sustentável”, pontua Roger Guilherme, gerente do Way do Zero Center, em nota divulgada.

Way to Zero

Inaugurado recentemente, o Way to Zero Center, localizado na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), é um local de pesquisa que abrange projetos e tecnologias que irão contribuir com a descarbonização do setor automotivo, o que inclui a pesquisa em etanol.

Etanol ou gasolina?

No App Meu VW, por exemplo, o consumidor pode fazer as contas com a calculadora digital para saber qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina. “Muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual será a emissão de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia ‘poço-à-roda’, diz a Volks.

Por meio da parceria com empresas, a Volkswagen também possui o chamado “Programa Abasteça Consciente”, que prevê incentivar o uso do etanol para abastecer os carros flex da marca com benefícios exclusivos.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!