O governador do estado Jerônimo Rodrigues (PT), vai entregar neste sábado (1º), as Medalhas da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia. A cerimônia faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, e está prevista para começar às 18h30, no Palácio da Aclamação, situado na avenida Sete de Setembro, no bairro de Campo Grande.
O ex-governador Paulo Souto (União Brasil) está entre as personalidades que serão homenageadas com o título de comendador. Outras 17 pessoas e instituições também receberão as honrarias. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quarta-feira (28).
Os ex-governadores João Durval Carneiro e César Borges, o senador Otto Alencar (PSD) e a ministra da Cultura Margareth Menezes serão outros nomes homenageados neste sábado. Já entre as instituições nomeadas, estão as Obras Sociais de Irmã Dulce, Liga Bahiana Contra o Câncer e a Academia de Letras da Bahia.
A Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902. Desde 2010, o governo baiano presta homenagens a pessoas e instituições que tiveram destaque na garantia das liberdades públicas. A data serve para relembrar a expulsão das tropas portuguesas a independência da Bahia, que ocorreu no dia 2 de julho de 1823.