Primeiro parlamentar millennial a presidir a Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de 35 anos, tem apostado numa presença forte e descontraída nas redes sociais em busca de uma conexão com os jovens. De estilo mais discreto e voltado aos bastidores, o deputado passou a se vender de forma diferente nessas primeiras semanas no comando da Casa.
No último domingo, por exemplo, ele aproveitou que o assunto do momento era o Oscar, premiação que teve o filme brasileiro “Ainda estou aqui” entre os vencedores, para demonstrar sua torcida. “Aqui não tem copa… Mas tem Oscar”, postou o deputado ao lado de um meme com as fotos de Fernanda Torres e Selton Mello, parte do elenco do filme.
A estratégia segundo o colunista Lauriberto Pompeu, do O Globo, é comandada pelos publicitários Chico Mendez e Muriael Paiva, que têm experiência em campanhas políticas. Mendez já trabalhou com o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia e foi responsável pela campanha presidencial do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles em 2018, que também teve um tom descontraído.
Segundo integrantes da equipe de marketing, Motta participa ativamente na elaboração dos vídeos e das postagens e tenta dar um tom pessoal ao conteúdo. As ideias costumam surgir por meio do diálogo constante entre o deputado e a equipe de redes.
— Como representantes do povo, é importante estar ali, nas redes, para ficar mais perto das pessoas e prestar contas do nosso trabalho. A ideia é aproximar o cidadão do processo legislativo, desmistificando sua complexidade e simplificando a função do Parlamento — explica Hugo Motta, acrescentando que as despesas são custeadas pelo Republicanos.
Do Oscar aos bonés
Há uma preocupação ainda de acordo com o colunista do O Globo, de que o presidente da Câmara se posicione sobre os principais temas do país. Isso o motivou a mencionar o Oscar e também a “guerra de bonés”, travada entre petistas e bolsonaristas, quando o deputado criticou os dois lados.
“Pra mim, boné serve pra proteger a cabeça do sol, e não pra resolver os problemas do país. O que a gente precisa é fazer, e ter a cabeça aberta pra pensar em como ajudar o Brasil a ir pra frente”, reagiu Motta nas redes na ocasião.
Na linha de se apresentar com uma imagem mais leve, sua equipe se preocupa até com a forma como ele é chamado. O desejo é que ele fique conhecido apenas como “Hugo”. O nome, aliás, foi tema de um dos vídeos: o deputado explicou que foi batizado em homenagem ao Furacão Hugo, que afetou Porto Rico e parte dos Estados Unidos em setembro de 1989, mesmo mês em que o parlamentar nasceu.
Com o objetivo de reforçar o primeiro nome, os marqueteiros do presidente da Câmara lançaram, em vídeo, o momento “Hoogle”, trocadilho com o buscador Google. A ação virtual serve para o parlamentar responder curiosidades sobre sua a vida.
— (O Hugo) entendeu que a forma segue a função, e que não há outro caminho para mostrar as iniciativas da Câmara que não passe por um trabalho criativo de redes — diz o publicitário Chico Mendez.
Nos perfis do deputado, há também um vídeo, feito com auxílio de inteligência artificial, em que Hugo Motta aparece andando de skate, jogando basquete e até como astronauta. A peça foi feita para chamar atenção para um projeto de lei, aprovado na Câmara em fevereiro, que tipifica o crime de manipulação de imagens por IA. Foi elaborada ainda uma série de vídeos explicando o funcionamento da Câmara e outra batizada de “sextou”, em que ele faz um resumo das atividades da semana.