Exames concluídos da paciente internada no Hospital Eduardo de Menezes, na região do Barreiro na cidade de Belo Horizonte (MG), não descartam a suspeita de contágio por novo coronavírus.
Conforme publicou o jornal O Tempo, amostras coletadas e encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed) descartaram nove doenças respiratórias que poderiam causar sintomas semelhantes aos apresentados pela estudante.
Ela viajou para a cidade de Wuhan, na China, com o intuito de participar de um intercâmbio. Ao retornar a Belo Horizonte na última sexta-feira (24), apresentou os sinais característicos do coronavírus e procurou a UPA Centro-Sul, no bairro Santa Efigênia.
Constatado o histórico de viagem dela para a cidade onde a disseminação da doença teria começado no mundo, a paciente precisou ser encaminhada à unidade de saúde onde permanece internada em isolamento.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) encomendou um teste preciso para que seja feita a confirmação ou o descarte da suspeita do contágio por esse vírus tão específico. Este exame ainda está sendo processado e não há previsão clara para que o resultado chegue a público.
Ao todo, o Brasil tem nove casos suspeitos da doença. A Bahia registrou duas notificações, que já foram descartadas. O novo vírus infectou 7,8 mil pessoas no mundo até o momento e matou 170 pacientes na China. Outros 19 países já confirmaram casos de coronavírus.