sexta-feira 22 de novembro de 2024
Alberto Santos Dumont nasceu no interior de Minas Gerais, em 1873 - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / 150 anos de nascimento de Santos Dumont
quarta-feira 28 de junho de 2023 às 18:11h

150 anos de nascimento de Santos Dumont

NOTÍCIAS


A cerimônia de inauguração, nesta quarta-feira (28), contou com a presença do alto comando da Força Aérea Brasileira (FAB), que também foi responsável pela promoção do evento. Compareceram os senadores Carlos Viana (Podemos-MG) e Izalci Lucas (PSDB-DF), além do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho.

Carlos Viana destacou o pioneirismo de Santos Dumont e sua relevância para a aviação moderna. Ele comparou o inventor e os membros da Aeronáutica a heróis.

— Herói é quem venceu a própria dificuldade e mudou a própria existência. Dumont mudou todo o parâmetro do século em que esteve. Era uma época onde a ciência começava a brilhar e a mudar a visão de quem não aceitava o desenvolvimento. Hoje, vemos nos exemplares rudimentares deixados exemplos do que a inteligência humana é capaz quando se favorece o trabalho e a pesquisa — discursou.

Izalci enalteceu Minas Gerais como estado de origem de Santos Dumont e de Juscelino Kubitschek e comemorou a oportunidade para que as pessoas em Brasília possam conhecer mais da história do cientista e inventor brasileiro.

O tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ressaltou que Dumont é considerado o patrono da Aeronáutica. Segundo o militar, a trajetória de vida do mineiro corrobora seu caráter e pioneirismo.

— Ele tem uma história de vida muito voltada ao desprendimento. Lutou bastante para unir a humanidade em prol de uma causa comum. Muitos não o reconhecem como o pioneiro da aviação porque cada país, seja Estados Unidos ou França, quer ter o seu pai da aviação. Mas o primeiro a usar recursos próprios para voar com um objeto mais pesado do que o ar foi um brasileiro — concluiu.

Disputa pelo pioneirismo

Existe uma polêmica internacional sobre quem inventou o avião. Os irmãos Wright, dos Estados Unidos, alegaram ter alçado voo em 1903 com o primeiro aparelho voador “mais pesado do que o ar”, o Flyer 1, e percorrido quase 40 metros. Esse feito, porém, não foi documentado oficialmente. A aeronave deles também precisava percorrer um trilho ou ser catapultada para decolar.

O 14-Bis, portanto, teve o primeiro voo documentado oficialmente, no Aeroclube da França, em 1906. Uma plateia de mil pessoas viu a aeronave percorrer 60 metros a uma altura de 3 metros. Um detalhe abrilhantou o feito: o avião brasileiro decolou de forma autônoma.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!