O avião que caiu neste domingo na região central de Gramado (RS), na Serra Gaúcha, tinha 10 passageiros, afirmou o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Todas as pessoas a bordo pertenciam à família Galeazzi e não sobreviveram.
As vítimas foram o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, que pilotava a aeronave, sua mulher, os três filhos do casal, a irmã e o cunhado dele, a sogra e outras duas crianças. Eles moravam no estado de São Paulo e teriam ido até Gramado para participar das festividades de Natal.
Assista:
Ainda segundo o governador, outras 17 pessoas receberam atendimento médico após o, e cinco já foram liberadas. Doze ainda permanecem internadas. Entre elas, duas pessoas estão em estado mais grave em decorrência da gravidade das queimaduras, sendo uma delas funcionária da pousada atingida pelo avião e outra uma hóspede. Uma delas precisou ser transferida para Porto Alegre. As informações são de Thamila Soares, Giovanna Durães, Rafaela Gama e Karolini Bandeira, do jonral O Globo.
Segundo o órgão estadual e a Infraero, o avião decolou do município de Canela às 9h15, com destino a Jundiaí (SP), e sofreu uma queda após colidir na chaminé de um prédio. Posteriormente, a aeronave atingiu o segundo andar de uma residência e caiu sobre uma loja de imóveis. Os destroços ainda alcançaram uma pousada, cujos hóspedes foram afetados pela fumaça decorrente do incêndio causado pelo acidente. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga o caso.
Em coletiva de imprensa.na tarde deste domingo, o governador Eduardo Leite lamentou o ocorrido e se solidarizou com os familiares e amigos próximos às vítimas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores da área de Canoas foram acionados para investigar o caso. A corporação realiza coleta de dados para iniciar a investigação.
Após o acidente, a prefeitura de Gramado informou que a RS-235 foi bloqueada, e que os moradores utilizem a Estrada do Caracol para o deslocamento entre Gramado e Canela.
Polo turístico no Natal
O local do acidente fica numa área central da cidade, que recebe a maior quantidade de turistas neste período, devido às celebrações de Natal. A Avenida das Hortênsias possui pouco mais de 9 km, e começa na Avenida Borges de Medeiros até a cidade de Canela. A via retornou este ano o Grande Desfile de Natal, parada de carros alegóricos e alas que representam personagens característicos da celebração.
A Secretaria de Turismo de Gramado estima receber entre 1,5 milhão e 2 milhões de turistas na temporada do Natal Luz, que começou em outubro e vai até 19 de janeiro — quantidade inferior à média dos anos anteriores, entre 2 milhões e 3 milhões.
Em razão do acidente, as festividades de Natal foram suspensas na cidade, informou o governador do estado.